Deni Zolin: remoção de telhado e isolamento do Caixeiral começam na semana que vem

Deni Zolin

Deni Zolin: remoção de telhado e isolamento do Caixeiral começam na semana que vem

A partir da semana que vem, a prefeitura de Santa Maria vai fazer serviços emergenciais para garantir a segurança e a preservação do prédio histórico do Clube Caixeiral, construído em 1926, mas que está interditado e com parte do telhado desabado desde fevereiro de 2018. Por meio de um acordo entre o escritório de advocacia nomeado judicialmente para gerir o clube, a prefeitura e o Ministério Público, chegou-se a um acordo para que o município banque esses trabalhos que são urgentes, já que o clube não tem dinheiro para custear esses serviços. A estimativa é que os trabalhos vão custar R$ 300 mil e serão feitos por meio de uma empresa terceirizada contratada pelo município. Porém, futuramente, o Caixeiral vai ter de ressarcir os cofres públicos pelo que será gasto agora.

Para evitar que a estrutura do prédio seja prejudicada por um eventual desabamento do restante do telhado, engenheiros orientaram que o município isole o edifício, instalando tapumes no entorno do prédio, e remova de todas as telhas e de toda a estrutura de madeira do telhado, que terão de ser removidos do prédio – para isso, será preciso primeiro fazer a escora do telhado. A previsão é que esses trabalhos levem 45 dias para serem concluídos.

Leia mais

Para evitar colapso na estrutura, laudo será elaborado para reformar telhado do Clube CaixeiralNova diretoria eleita do Caixeiral entra com contestação para tentar reassumir a gestão do clube‘A venda do Caixeiral é uma possibilidade, mas há outras’, diz associado do clubeAdministradora tentará acordo para fazer um laudo técnico do prédio do CaixeiralVenda do Caixeiral: a luta para preservar o patrimônio histórico e evitar prédios fantasmas

Segundo o procurador geral do município, Guilherme Cortez, esse acordo foi feito na ação judicial em que a prefeitura exigia que o Caixeiral tomasse providências para reconstruir o telhado e garantir a segurança do entorno do prédio. Diante das alegações de que o clube não tem verbas atualmente para realizar esses trabalhos, foi feito esse acordo.

– O município está indo além do que foi inicialmente assumido na ação judicial em que o Caixeiral é réu. Na sequência (após a retirada do telhado), também vamos realizar a retirada de materiais históricos do prédio, em conjunto com a Secretaria de Cultura e o Comphic – diz Cortez.

A advogada Francini Feversani, do escritório Feversani, Pauli e Santos Administração Judicial, que foi nomeado pela Justiça para gerir o Caixeiral, diz que essas obras emergenciais são um grande passo para garantir a segurança de quem passa em volta ao prédio e a preservação da estrutura. Ela disse que a prefeitura fará um laudo estrutural completo do prédio e aguardará as orientações dos engenheiros sobre o que mais será preciso fazer.

– Após a retirada do telhado, mais adiante, será preciso ver que tipo de ação precisará ser feita para evitar infiltrações, se uma manta asfáltica ou outra intervenção – disse Francini.

Clube aguarda por reforma. Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que lidera o projeto do Distrito Criativo, ressalta que é fundamental a preservação do prédio histórico do Caixeiral para evitar que algo pior ocorra.

– A prefeitura vai dar sua parcela de contribuição, garantindo a segurança do prédio, demonstrando o quanto esse prédio é importante para o município. E mais do que nunca, dentro desse movimento todo que é o Distrito Criativo Centro Gare. Houve um seminário em que a UFSM lançou um edital para que professores e estudantes apresentem projetos de extensão para que sejam aplicados no Distrito Criativo. Tem muitas obras necessárias, mas o mais difícil é ocuparmos esses espaços, que tenhamos movimento nessa região. E a UFSM, assim como a UFN já está fazendo, abraçando cada vez mais esse movimento. E o prédio do Caixeiral entra nesse contexto. Nas condições que está, ideal seria que num futuro próximo a gente pudesse ter ação efetiva de ver o prédio do Caixeiral revitalizado – disse o vice-prefeito.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Festas e festivais movimentam este final de semana na Região Central Anterior

Festas e festivais movimentam este final de semana na Região Central

Biortomolecular no tratamento de disbiose intestinal Próximo

Biortomolecular no tratamento de disbiose intestinal

Geral